Ponto final na taça dos Campeões Europeus de Andebol de Praia que decorreu desde quinta-feira no areal do Porto Santo. Numa final onde duas equipas portuguesas mediram forças, o Nazaré BHT levou a melhor sobre os até então campeões europeus, o GRD Leça-Spar que neta edição não conseguiram revalidar o título conquistado em 2024.
A final foi emotiva e a prova disso é que o vencedor foi conhecido nos “lances livres” (shot out). Os nazarenos venceram por 2-1. A equipa de Leça de Palmeira venceu no primeiro período, mas consentiu o empate no segundo período do jogo. Mas nos lances livres, o conjunto da Nazaré foi mais forte e sagrou-se campeão.
Na grande final feminina, as espanholas da Fundación Fomento y Deport CBMP Ciudad de Málaga, levaram a melhor sobre as portuguesas do GRD Leça-Love Tiles, conseguindo um triunfo por 2-1, com os parciais de 22-18, 13-13 e 4-0.
Os prémios de “MVP” tiveram um sabor bem português, pois foram conquistados por Sara Pinho (GRD Leça – Loves Tiles) e Bruno Oliveira (Nazaré BHT). Foram ainda distinguidos no sector masculino: London Beach Handball (Fair-Play Team), Moritz Ebert (Melhor guarda-redes), Thiago Barcello (Melhor Defesa), Jakob Merrild com 174 pontos (Melhor Marcador). No sector feminino: Red Velvet BHC Aqvital (Fair-Play Team), Sonora Caballero (Melhor guarda-redes), Linnet Popping (Melhor Defesa) e lili Uhrin com 159 pontos (Melhor Marcadora).
Terminou em festa mais uma grande edição, onde o areal da ilha dourada serviu de palco para grandes jogos andebolísticos, sempre com lances espetaculares!